Ninguém merece aquela quantidade de fiozinhos soltos e arrepiados na extensão dos cabelos, o famoso frizz.
Sabia que esse fenômeno capilar é científico? Isso mesmo! A ciência explica que a maior causadora do frizz é a carga elétrica presente nos fios de cabelo. Essa reação é causada pela fricção do pente nos cabelos, por exemplo.
Tudo bem que hoje em dia existem cremes que ajudam a combater esse “efeito da natureza”, mas dá pra evitá-los com simples cuidados. Veja como colocar em prática:
A temperatura elevada pode causar o ressecamento dos fios porque diminui a oleosidade natural dos fios. A dica é tentar ao máximo lavar os cabelos em água fria para fechar as cutículas e garantir uma textura uniforme. Esse processo de lavagem ajuda porque a quantidade de fissuras no seu comprimento diminui e o contato com o pente gera menos atrito, diminuindo a quantidade de frizz.
Pentear os cabelos quando estiverem molhados é bom porque a água neutraliza as cargas elétricas dos fios e deixa-os no lugar certo. No entanto, penteá-los secos é fundamental para levar a oleosidade natural do cabelo da raiz até as pontas. Ajuda muito se você usar uma escova com cerdas naturais que não deixam os fios elétricos.
Quer evitar o frizz, então escolha a escova ou pente certos. Prefira as escovas de cerdas naturais e pentes de madeira. Os pentes de plástico e as cerdas de nylon produzem e transmitem mais carga. Não é isso que você quer, certo?!
Confira aqui:
– Produtos para cuidar dos seus cabelos
Se um tratamento químico já danifica os fios, imagina 2 ou 3? O fio do cabelo fica poroso com os diversos tratamentos químicos e isso deixa a superfície de contato do pente com maior atrito. O importante aqui é hidratar e nutrir bem os fios para recuperar o que foi perdido. Finalizadores à base de silicone também ajudam a deixar os fios menos porosos, mas não são definitivos. É preciso um tratamento intensivo.
O ato de passar a chapinha já danifica e resseca os fios, não apena o uso a longo prazo. Sem água em sua estrutura, o fio de cabelo fica elétrico e arrepiado mais facilmente.
Depois da chapinha, use um bom finalizador para proteger os fios. Além disso, use nos cabelos produtos com ação térmica para garantir ainda mais proteção.
Fonte: Minha Vida.