05 nov
Aprenda como evitar os cabelos arrepiados e com frizz

Ninguém merece aquela quantidade de fiozinhos soltos e arrepiados na extensão dos cabelos, o famoso frizz.

Sabia que esse fenômeno capilar é científico? Isso mesmo! A ciência explica que a maior causadora do frizz é a carga elétrica presente nos fios de cabelo. Essa reação é causada pela fricção do pente nos cabelos, por exemplo.

Tudo bem que hoje em dia existem cremes que ajudam a combater esse “efeito da natureza”, mas dá pra evitá-los com simples cuidados. Veja como colocar em prática:

Lavar o cabelo com água quente, não é bom.

A temperatura elevada pode causar o ressecamento dos fios porque diminui a oleosidade natural dos fios. A dica é tentar ao máximo lavar os cabelos em água fria para fechar as cutículas e garantir uma textura uniforme. Esse processo de lavagem ajuda porque a quantidade de fissuras no seu comprimento diminui e o contato com o pente gera menos atrito, diminuindo a quantidade de frizz.

Aprenda como evitar os cabelos arrepiados e com frizz

Escovar o cabelo seco, pode!

Pentear os cabelos quando estiverem molhados é bom porque a água neutraliza as cargas elétricas dos fios e deixa-os no lugar certo. No entanto, penteá-los secos é fundamental para levar a oleosidade natural do cabelo da raiz até as pontas. Ajuda muito se você usar uma escova com cerdas naturais que não deixam os fios elétricos.

Aprenda como evitar os cabelos arrepiados e com frizz

Usar pentes de plástico e escovas com cerdas de nylon, não!

Quer evitar o frizz, então escolha a escova ou pente certos. Prefira as escovas de cerdas naturais e pentes de madeira. Os pentes de plástico e as cerdas de nylon produzem e transmitem mais carga. Não é isso que você quer, certo?!

Confira aqui:

– Produtos para cuidar dos seus cabelos

Aprenda como evitar os cabelos arrepiados e com frizz

Tratamentos químicos demais…

Se um tratamento químico já danifica os fios, imagina 2 ou 3? O fio do cabelo fica poroso com os diversos tratamentos químicos e isso deixa a superfície de contato do pente com maior atrito. O importante aqui é hidratar e nutrir bem os fios para recuperar o que foi perdido. Finalizadores à base de silicone também ajudam a deixar os fios menos porosos, mas não são definitivos. É preciso um tratamento intensivo.

Aprenda como evitar os cabelos arrepiados e com frizz

Chapinha em excesso

O ato de passar a chapinha já danifica e resseca os fios, não apena o uso a longo prazo. Sem água em sua estrutura, o fio de cabelo fica elétrico e arrepiado mais facilmente. 

Depois da chapinha, use um bom finalizador para proteger os fios. Além disso, use nos cabelos produtos com ação térmica para garantir ainda mais proteção.

 Fonte: Minha Vida.

AS ÚLTIMAS DO INSTA
MAIS LIDOS