22 nov

 

Há quem diga que a expressão Black Friday (”Sexta-feira Negra”) nasceu no final do século XIX, após duas instituições financeiras quebrarem no mesmo dia em plena corrida do ouro que por coincidência, em uma sexta-feira. Outra teoria é que o termo foi criado por policiais na Filadélfia na década de 60 para referir-se ao dia após ao Dia de Ação de Gracas, onde o trânsito se tornava um caos. Por isso, surgiu uma ótima oportunidade de vendas para lojistas e faziam diversas promoções para atrair a todos. Essa referência ao trânsito se expandiu e se transformou em uma grande tradição de compras.

 

A Black Friday no Brasil chegou em 2011 com o portal Busca Descontos, e desde então cresce acima do comum, batendo recorde de vendas , atingindo cerca de R$ 1.9 bilhões em vendas em 2016. Diferentemente dos Estados Unidos, a Black Friday no Brasil começou como um evento exclusivamente online que passou para o varejo físico e atualmente atinge desde o pequeno até o grande varejista e acontece sempre na última sexta-feira de novembro.

 

Mas como comprar na Black Friday?

 

1. Faça uma lista de compras e cumpra cada item: Saiba o que você precisa de antemão, verificando propagandas de lojas antes do tempo para descobrir se algum dos itens da sua lista estão sendo oferecidos a um preço de desconto.

 

2. Controle seus gastos:  Planeje o seu orçamento de férias antes de por um pé no shopping ou fazer as compras online. Se você sabe o quanto você pode gastar desde o início, você terá uma ideia melhor do que você pode obter nesse primeiro dia de compras para o Natal. Compre apenas em lojas que você pode pagar, coletando também cupons de desconto. Esta é uma maneira fácil de poupar dinheiro e pode ajudá-lo a obter as melhores ofertas a preços mais baixos.

 

3. Há uma série de vantagens ao fazer compras online: você pode evitar as multidões frenéticas das lojas, você não tem que enfrentar o trânsito ou esperar na fila dos caixas, vai economizar dinheiro em gasolina e provavelmente você vai ter mais opções. Muitos distribuidores online oferecem cupons especiais, descontos e frete grátis. Tenha salvo pelo menos um site de comparação de preços para ter uma ideia das promoções que você está acompanhando.

 

4. Compras com dinheiro/boleto bancário: Normalmente quem usa dinheiro ou boleto para pagar conseguem economizar um pouco mais do que aqueles que optam pelo pagamento com cartão. Esteja com as finanças preparadas e saiba quais são as lojas confiáveis para pagar por boleto bancário.

 

Pesquise na web para descobrir o que está acontecendo nas vendas da Black Friday. Às vezes você pode encontrar a informação online com semanas de antecedência. Lembre-se sempre de estar acompanhando os preços dos itens que você realmente precisa, pois a Black Friday pode não ser a melhor época para suas compras. Paciência e planejamento são seus maiores aliados nas compras.

Confira na AZ as promoções da Black Friday! Estamos com 72% de desconto!

AS ÚLTIMAS DO INSTA
MAIS LIDOS