21 set
pincéis de maquiagem

Lavar e guardar pincéis de maquiagem adequadamente aumenta a durabilidade do seu produto, além de ajudar na praticidade que o dia a dia pede.

Pouca gente percebe que cuidar dos pincéis de maquiagem ajuda a ter uma finalização melhor, já que as cerdas são macias e delicadas para conseguirem preencher cada parte do rosto.

E na hora daquela organização de casa, nada melhor do que separar armários e gavetas específicos para os acessórios de maquiagem. Assim como, também a nécessaire também deve ser organizada com frequência. Resquícios de produtos podem ser prejudiciais para os seus pincéis.

Separe um tempinho e venha cuidar dos pincéis de maquiagem conosco.

Limpe com demaquilante

O demaquilante é um produto específico para a retirada de maquiagem da nossa pele e ajuda muito na hora de cuidar dos pincéis de maquiagem.

A base do demaquilante deixa a pele limpa sem a ação adstringente, que abre a nossa pele com intensidade. Na hora de cuidar dos pincéis de maquiagem esse fator é importante, uma vez que não queremos que nenhum produto desgaste as cerdas dos pincéis.

Na hora de escolher um demaquilante para cuidar dos pincéis de maquiagem, procure sempre os mais levinhos, que prometem não deixar resíduos no rosto. Os resíduos de produtos também são um problema que podem atrapalhar não só a durabilidade do seu produto, como também a maquiagem que vai ser posta nele.

O demaquilante é uma solução de limpeza dos pincéis prática e que pode ser usada em absolutamente todos os tipos de cerdas.

Para usar o demaquilante na hora de cuidar dos pincéis você vai precisar daquela flanelinha felpuda do dia a dia ou uma toalha. Molhe delicadamente um pedaço e vá limpando pedaço por pedaço dos pincéis. Ao final dessa limpeza, pegue um lado da flanelinha ou da toalha limpos e umedeça com água e repita o mesmo procedimento, garantindo uma melhor retirada de resíduos.

Esse tipo de limpeza é adequada para um dia a dia corrido, mas uma mais intensa também é recomendada. Uma vez por semana, separe um bowl do tamanho que precisar e a cada 250 ml de água, coloque uma colher de chá de demaquilante, dissolva e coloque apenas as cerdas dos pincéis de molho por 10 minutos. Depois retire e repita esse procedimento com um bowl de água, também para garantir a retirada de dos resíduos do demaquilante.

Esse procedimento também é bom para quem é adepta das esponjinhas. Elas precisam de limpeza, assim como os pincéis de maquiagem, mas só ficam realmente limpas sob imersão.

E entre os cuidados com pincéis, o modo de secagem é um dos mais importantes. Mesmo que depois da imersão você os seque delicadamente, eles ainda vão ficar úmidos e se fechados em  alguma gaveta ou pote podem mofar, então deixe eles por algumas horas em um local arejado com sol indireto. Cuidar dos pincéis de maquiagem dá um pouquinho de trabalho, mas garante uma vida útil longa.

Também pode usar shampoo com pH neutro

Existe também a opção de utilizar um shampoo de pH neutro na hora de cuidar dos pincéis de maquiagem.

No nosso dia a dia é comum ver essa sigla, pH, em embalagens de produtos de limpeza no geral, de piscinas até cosméticos, como é o caso dos shampoos. Mas você sabe o que é e o que o pH influencia de fato?

A sigla pH é de potencial hidrogeniônico. E ele serve para medir o grau de concentração de íons de hidrogênio (H+), ou seja, o grau de acidez de soluções aquosas. Os três níveis de acidez que existem são: acidez, neutralidade e alcalinidade. Os valores do pH podem variar de 0 a 14, sendo de 0 a 6 um pH ácido, 7 um pH neutro, e de 7 a 14 um pH alcalino.

A acidez do pH é exatamente o que conhecemos pelo nome. Quando nosso corpo está com o pH ácido desregulado aquelas sensações no estômago de desconforto aparecem. Quando está alcalino, nosso corpo tende a ter outros tipos de reações.

Em shampoos é comum que o pH  seja ácido, para conseguir fechar as cutículas dos nossos fios. Mas alguns precisam de certo cuidado, principalmente os infantis, e compõem a sua fórmula com o pH neutro, que não vai alterar a estrutura do fio, e esses são os melhores shampoos para cuidar dos seus pincéis de maquiagem.

Para cuidar dos pincéis de maquiagem com o shampoo de pH neutro, você vai precisar de um recipiente com água. Se estiverem muito sujos, o recomendado é que se deixe por alguns bons minutos de molho. Em seguida, esfregue delicadamente, espalhando o shampoo pelas cerdas. Depois desse processo, enxágue com abundância, retirando qualquer resíduo dos pincéis de maquiagem.

Esse também é um ótimo produto para limpar esponjinhas e todos os utilitários de maquiagem.

Deixe secar em local arejado

Cuidar dos pincéis de maquiagem é mais do que apenas descobrir produtos para limpá-los, você também precisa se certificar de que eles sempre vão receber ar e vão estar secos.

Os pincéis de maquiagem podem mofar, virar um grande recipiente de bactérias, e até mesmo se deteriorar muito mais rápido em ambientes úmidos e fechados.

O melhor jeito de cuidar dos pincéis de maquiagem é deixá-los dispostos de com as cerdas para cima em locais abertos e ventilados. Quando limpos, eles precisam ficar no sol, em um espacinho com sombra que o ar circule bastante.

Além de ser prejudicial para os pincéis de maquiagem, não cuidar corretamente deles podem causar transtornos piores. Mofos e bactérias passados diretamente na pele causam dermatites diversas, e o melhor jeito de fazer com que isso não aconteça é escolher um local seguro e ventilado para que nenhuma bactéria floresça.

Tudo que vai ser posto diretamente na nossa pele precisa ser bem higienizado e tratado, afinal de contas a pele é o maior órgão do nosso corpo e precisa de muita atenção e cuidado.

Guarde onde não amasse e danifique

Sabe aquela bolsinha cheia de pincéis de maquiagem usados e produtos já vencidos? Ela precisa ser descartada da sua rotina de beleza.

As nécessaires de pincéis de maquiagem precisam ter compartimentos especiais para eles, sem deixá-los amassados e em contato direto com produtos. E antes deles serem postos nessas nécessaires, eles precisam estar devidamente higienizados e secos. Nada de guardar pincéis recém limpos.

Opte por deixar as nécessaires para quando precisar carregar os seus pincéis de maquiagem para algum lugar, no geral o melhor ambiente para um pincel de maquiagem são potes que deixam eles em vertical com as cerdas para cima, sendo bem ventiladas.

Acrílicos que deixam os pincéis em horizontal também podem ser utilizados. E para quem não tem muito espaço, as organizações são diversas, potes pendurados, em prateleiras, como decoração, organizadores de acrílico e plástico. Enfim, é fácil escolher e adaptar o seu espaço para cuidar dos pincéis de maquiagem corretamente.

Não se esqueça de sempre fazer aquela limpa nos produtos vencidos, que você não usa mais e também nos pincéis que já cumpriram a sua missão e precisam ser descartados.

Leve essas dicas para o seu dia a dia de make up e veja como os pincéis e produtos de maquiagem vão ter uma vida muito mais longa na sua penteadeira.

AS ÚLTIMAS DO INSTA
MAIS LIDOS