24 set
pele maravilhosa

Uma boa rotina de skin care vai além de um cuidado de rotina com a pele, é também autocuidado, ter um tempo para si, mas muita gente acha que fazer isso demanda muito trabalho, o que não é verdade se você tiver conhecimento.

Existe uma rotina básica, um passo a passo de qualquer skin care para uma pele maravilhosa. O que muda são os produtos que podem ser gerais, para qualquer tipo de pele, ou específicos para o tipo de pele ou resultado que você procura.

É mais do que importante entender o que cada produto em cada etapa do skin care contribui para deixar sua pele maravilhosa.

Separamos os cuidados de uma rotina básica com os nossos produtos queridinhos para deixar o seu skin care muito mais simples e divertido.

Limpeza

Sem uma boa limpeza não existe uma boa hidratação. As camadas de sujeiras impedem que a sua pele consiga absorver todas as vitaminas dos ingredientes dos hidratantes que você passa.

Por isso, uma boa limpeza é parte fundamental de um skin care para uma pele maravilhosa. Mas é preciso se atentar para alguns pontos, como o seu tipo de pele. Uma rotina de limpeza inclui um bom sabonete facial específico para a sua pele e um ajudante esfoliador, que pode ser uma esponja para limpeza facial.

Nada de ficar tirando a oleosidade natural da sua pele o tempo todo, principalmente se tiver problemas com a acne. A nossa pele produz a oleosidade como forma de proteção, e quanto mais a retiramos, mais ela produz. Uma skin care que ajuda peles oleosas é a que não possui agentes agressivos, e que mantém em certo grau um pouquinho do que a pele produz.

Para quem precisa ser prática e quer manter a pele do rosto sempre natural, sem oleosidade, é recomendada uma lavagem 3x ao dia. Isso também pode ser substituído por lencinhos, algodão ou ecopads com água termal, que garante uma limpeza, retirando o excesso de oleosidade durante o dia, mas sem agredir a pele.

Em uma rotina de skin care básica devemos fazer a nossa limpeza facial pela manhã, mais suave e pela noite mais profunda. Nada mais.

E lembre-se, a temperatura da água também vai alterar a oleosidade da sua pele. Então, se você prefere um banho mais quentinho, deixe para lavar o rosto depois, com a água fria que ajuda a manter as vitaminas no rosto e não promove o excesso de  oleosidade.

Tônico

Alguns produtos são menos conhecidos e causam certa dúvida na hora dos cuidados com a pele. O tônico é um deles.

Esse é um produto potencializador tanto de limpeza, quanto de hidratação. Ele deve ser aplicado depois de lavar todo o sabonete facial. O tônico ajuda a retirar os últimos resíduos de sujeira e também do sabonete, que não devem permanecer por muito tempo na pele.

Dentro do seu passo a passo de skin care o tônico vai ser fundamental para normalizar o pH da sua pele e ajudar no processo de regeneração dela. Ele não precisa ser retirado.

Para quem tem uma pele oleosa, o tônico vai ser o produto coringa do dia a dia, ajudando na manutenção dos nutrientes, baixando a oleosidade. Como é um produto mais forte de limpeza, é recomendado que se passe somente uma vez ao dia, e de preferência à noite, onde a pouca luminosidade protege contra queimaduras. Se for passar durante o dia, abuse do protetor solar e reaplique sempre que sentir que ele está sumindo.

Já para quem tem a pele seca, o tônico precisa ser visto com cautela. Ele pode ser usado a cada 3 dias, ou uma vez por semana, quando houver um tratamento mais intenso, e sempre seguido de uma hidratação mais cremosa.

Esse é um produto que precisa ser testado com cuidado, mas que quando bem aplicado regenera e aumenta o viço da sua pele.

Máscara

Sabe aquele dia que a pele acorda com aquele aspecto de cansaço? A máscara facial é a solução para isso.

Na rotina de skin care a máscara é aquela etapa que vai dar o toque final para uma pele maravilhosa. Ela é uma hidratação muito mais profunda, que deixa o rosto com aquele excesso bom de óleo por um tempo.

As máscaras precisam ser aplicadas a noite, logo depois do tônico e precisam reagir por pelo menos  8 horas, ajudando a pele a se regenerar e produzir toxinas benéficas. Logo pela manhã, elas precisam ser totalmente retiradas, com sabonete facial, esponja, tônico e por fim com um hidratante mais fino e uma boa proteção de pele com protetor solar de fator alto.

Na hora de escolher a máscara para o seu rosto, invista em produtos específicos para o seu tipo de pele. Como são um produto de tratamento avançado, que precisam ficar mais tempo e serem retiradas completamente do rosto quando finalizado o processo, as máscaras precisam ter os reagentes certos da sua necessidade.

Para quem tem pele oleosa, as máscaras podem ser aplicadas menos vezes, com um intervalo de 7 até 15 dias. Elas ajudam a hidratação da pele a se manter sem produzir óleo em excesso, mas se aplicadas com muita intensidade, podem fazer o efeito contrário. Para quem tem esse tipo de pele, existem também as máscaras em gel que facilitam a aplicação e a absorção da pele.

No entanto, quem tem a pele seca as máscaras são um produto recorrente, que muitas vezes podem ser aplicadas diariamente durante a noite. Vale a pena experimentar.

A máscara é o seu segredinho de skin care para uma pele maravilhosa!

Séruns e cremes hidratantes

Tanto os séruns quanto os cremes são parte do passo de hidratação do seu skin care. Ou seja, são os últimos produtos que você deve passar, depois de uma boa preparação de pele.

O sérum é um produto que atua em pontos específicos na pele, com alto poder de hidratação. Ele geralmente é aplicado na região dos olhos, nas linhas finas do rosto como testa e a linha do nariz. O sérum não é um produto cremoso, e tem funções muito particulares.

Os cremes hidratantes são mais abrangentes e atuam de forma similar em todos os pontos do rosto.

Uma boa rotina de skin care é aquela que entende as particularidades de cada pele, principalmente na hora de hidratar e proteger. Na hidratação é importante escolher o produto certo, de acordo com o tipo de pele, se ela é oleosa, mista ou seca, e se ela é jovem ou madura.

As peles mais jovens se adaptam com a maior parte dos produtos, já as peles mais maduras precisam de um cuidado mais fino, que consiga proporcionar vitaminas que não são produzidas facilmente, como é o caso do creme anti envelhecimento da Clarins. Esse é um produto excepcional para os cuidados de uma pele que já tem linhas finas e precisa de um creme específico.

No mais, uma rotina de skin care para uma pele maravilhosa é uma rotina completa, que entende também que a hidratação é também se atentar para a quantidade de água que absorvemos, então rotina básica em dia e uma garrafinha de água do lado para uma pele bonita, macia e resplandecente sempre.

AS ÚLTIMAS DO INSTA
MAIS LIDOS