20 jan
Dicas para combater os danos causados pelo verão

O verão está aí com temperaturas altíssimas. É uma delícia pra curtir a praia, a piscina e principalmente o sol, mas nada de se descuidar. Pra curtir todas essas delícias tem que se preocupar sim com a pele, com os cabelos. Que tal umas receitinhas simples e práticas para aproveitar o calor sem medo?

Unhas

No verão, o calor faz com que as unhas fiquem enfraquecidas e ressecadas e as idas constantes à praia ou à piscina colaboram para que o esmalte descasque com mais facilidade. A manicure Cássia Alexandra de Souza, do salão Fino Capelli, faz um alerta: “Outro perigo da estação são os fungos. Uma medida essencial nessa época é manter as unhas sempre hidratadas e as ceras nutritivas são ótimas para isso. Já para manter a cor por mais tempo, indico a utilização de um extra brilho, que protege o esmalte”.

Cabelos


A combinação de piscina, mar e sol retira a água dos fios, deixando-os mais secos e quebradiços. Nilcéia Rocha, cabeleireira do salão Nilcéia Nails, fala sobre a importância de proteger os fios e hidratá-los: “É muito importante usar protetor solar específico para os cabelos sempre que for se expor ao sol e, logo após, lavar com xampu antirresíduo para remover as substâncias químicas como o cloro. Nessa época, hidratar os fios duas vezes por semana também é o recomendado”. Nilcéia dá ainda uma receita caseira para potencializar a hidratação dos fios:

– Duas colheres de sopa de mel;

– Uma colher de sobremesa de azeite;

– Uma tampinha de bepantol líquido;

– 30gr de máscara ou condicionador de preferência (que não seja reconstrutor).

“Misturar tudo, aquecer por dez segundos no microondas, aplicar nas madeixas e deixar descansar por 15 minutos. Depois, lavar e condicionar com o produto de preferência. Muito bom também é misturar seis gotinhas de Bepantol líquido ao condicionador de uso diário”, conta ela.

Pele


Com a pele, os cuidados devem ser ainda maiores. A esteticista e diretora da Clínica Arthys, Estela Cardoso, garante que medidas simples evitam que o calor provoque problemas como câncer de pele, queimaduras de segundo grau e até mesmo intoxicação alimentar: “Quem exagerar no sol e ficar com a pele vermelha, pode acabar descamando. Para amenizar o ardor, uma dica é fazer compressas de chá de camomila gelado ou água termal e, em seguida, aplicar um hidratante.

Dicas para combater os danos causados pelo verão

No caso de queimadura, é preciso reidratar a pele e, em alguns casos, fazer o uso de corticoides ou antiinflamatórios prescritos por um médico”. Além disso, Estela sugere algumas ações para prevenir a pele de danos causados pelo sol: “É importante respeitar os horários permitidos, antes das 10h e após às 16h, para não ficar diante de raios muito fortes. Outra opção é usar bonés com tecidos de proteção contra raios ultravioletas ou chapéus de aba larga. Já no pós-sol, é preciso sempre lavar o rosto com um sabonete apropriado para o seu tipo de pele e hidratá-la bastante”.

Não é só no auge do verão que é preciso ter cuidados. Abaixo, confira alguns cuidados básicos que devem ser tomados o ano todo, mas são especialmente importantes durante a estação mais quente do ano.

– Protetor Solar: “Ele deve ser usado o ano todo (inclusive em ambientes internos), só que no verão o fator de proteção deve ser ainda maior.  Além disso, você evita câncer de pele, queimaduras e envelhecimento precoce”.

– Água: “No calor, a transpiração aumenta e a pele pode ficar ressecada, sem brilho e sem elasticidade. Por isso devemos beber muita água! Além de deixar a pele mais bonita, a hidratação faz nosso corpo funcionar melhor”.

– Alimentação: “Abuse das frutas, saladas, sanduíches, sucos naturais, grelhados, carnes magras, etc. Ter uma alimentação saudável deixa a gente com mais disposição, aumenta a imunidade e ainda mantém pele, cabelos e unhas mais bonitos”.

– Óculos escuros: “Proteger os olhos também é super importante. E a lente do seu óculos tem que ter proteção UV, caso contrário, ele não vai ajudar”.

– Produtos leves:  “A oleosidade aumenta nessa época do ano e, por isso, o indicado é trocar os hidratantes e cosméticos pesados por produtos oil-free e com textura levinha (em gel, por exemplo). Assim, você previne o aparecimento da acne sem deixar de cuidar da pele”.

Via: Ego.com

AS ÚLTIMAS DO INSTA
MAIS LIDOS