24 jul
FAMILIAs-olfativas-az-perfumes-capa.jpg

Falar de perfumes é uma delícia, os frascos são fofos, os aromas deliciosos e as grifes sensacionais, mas como entender as particularidades de cada um e suas famílias olfativas?

 

Entender alguns detalhes podem te ajudar a diferencia-los, reconhecer algumas notas e fazer a escolha certa! Por isso, vamos fazer uma série de posts sobre as famílias olfativas, sendo as primeiras: Cítrica e Aromática.

 

As famílias olfativas são formas de classificar as fragrâncias de acordo com as principais notas usadas em sua essência. A busca para entender os perfumes é tão antiga que a primeira versão da classificação ocorreu em 1984, realizada por uma comissão de perfumistas super renomados, como Jean Kerléo, Raymond Chaillan, Yuri G. Gutsatz, Guy Robert. Henri Sebag e Raymond Pouliquen.

 

Ao longo dos anos essa classificação sofreu alterações que resultaram nas famílias olfativas que temos hoje, sendo as principais: Floral, Frutal, Amadeirado, Citrico, Aromático, Chipre e Oriental.

 

Cítricos

 

Os perfumes cítricos – também conhecida como hesperídios –  tem como notas principais a bergamota, laranja, tangerina, limão e toranja. Eles são marcados pela leveza e por promover a sensação de frescor, agradando um grande número de pessoas.
Algumas águas de colônia possuem a mesma característica dos perfumes cítricos, mas com concentração menor da essência, cerca de 3% a 5%, enquanto as versões Toilette variam de 5% a 10% e as parfums podem chegar a 15%.

Mais frequente em fragrâncias masculinos, é destaque também nos perfumes “esportivos”.
Azzaro Chrome, Armani Pour Homme e CK One são alguns dos perfumes cítricos mais famosos.

 

familias-olfativas-az-perfumes

 

 

 

Aromáticos

 

As fragrâncias aromáticas são uma combinação entre notas cítricas, a lavanda e especiarias. Elas são leves e em sua maioria tem notas como bergamota, limão e a própria laranja em sua essência. A grande diferença entre os cítricos e os aromáticos esta na combinação de notas frescas com notas mais rústicas, tornando-se um diferencial para a perfumaria masculina.

Entre os mais famosos produtos aromáticos estão Cool Water, de Zino Davidoff; Acqua di Gio, de Giorgio Armani e Eternity Masculino, de Calvin Klain.

 

 

familias-olfativas-az-perfumes-2

 

AS ÚLTIMAS DO INSTA
MAIS LIDOS