Frutal ou floral, qual das duas famílias olfativas mais te agrada? A escolha é realmente difícil, ainda mais levando em consideração que muitos perfumes femininos combinam as duas famílias em uma única fragrância, sendo florais frutados ou frutal floral – dependendo das notas predominantes.
Quase todos os perfumes vão possuir notas de flores e frutas em algum momento de sua essência, porém, em alguns, essas notas ganham destaque e tornam-se as mais importantes.
Uma das famílias olfativas mais tradicionais – principalmente na perfumaria feminina-, os perfumes florais são compostos por “buquês” de flores. Embora essa expressão pareça estranha no primeiro momento, é exatamente assim que podemos definir esses perfumes. Isso porque eles contam com diversas flores, que juntas formam essências românticas, encantadoras, delicadas e sensuais. As flores usadas com mais frequência são as rosas em suas variedades, lírio, jasmim e gardênia.
Flower by Kenzo, Valentina e La Vie Est Belle são alguns clássicos da perfumaria mundial que são florais e conquistam o coração e o olfato de muitas mulheres.
Talvez você esteja se perguntando qual a diferença entre os perfumes frutais e os cítricos já que ambos têm o destaque nas notas de frutas. A resposta para essa pergunta é simples: a grande diferença está na essência das frutas usadas. No caso dos perfumes frutais, as frutas são mais doces, como pêssego, morango, maçã, lichia e frutas vermelhas em geral.
As fragrâncias dessa família geralmente são alegres, refrescantes e leves, sem perder o romantismo e a sensualidade.
Os aromas frutais são encontrados com mais facilidade entre os perfumes femininos, mas algumas fragrâncias masculinas ganham o destaque dessas notas.
Um dos perfumes masculinos que integram essa família é o UDV Black, da grife Ulric de Varens. Entre os perfumes femininos, Fantasy e Versense são algumas fragrâncias frutais de sucesso.