Hora de cuidar da beleza? Então muito cuidado também com todos os procedimentos e equipamentos que serão utilizados no salão que você escolher. Fique atento se todos os instrumentos são esterilizados e se os profissionais têm qualificação. Isso é indispensável à sua segurança e, principalmente, sua saúde. Os produtos utilizados nos procedimentos também podem representar problemas se estiverem fora do prazo de validade ou não apresentarem rotulação adequada. Algumas dicas podem ajudá-la e muito nessa hora. Dicas assim valem pra todas, clientes e profissionais da beleza:
Limpeza
Para a limpeza dos materiais é preciso fazer a lavagem com uma escova, água e sabão. Assim, será possível remover os agentes contaminadores. Esse método é usado somente para bacias, toalhas e outros materiais que só entram em contato com a pele íntegra.
Desinfetar
Ainda mais eficaz do que a limpeza simples, garante eliminar as bactérias mais frágeis. A desinfecção pode ser realizada por meios químicos, com o álcool concentrado em 70%, o cloro ou por meios físicos, com água fervente. Os materiais não sensíveis ao calor devem ser mantidos mergulhados no mínimo 30 minutos.
Esterilização
Permitem a completa destruição e remoção das bactérias e vírus, inclusive os mais resistentes. Já os materiais cortantes ou que entram em contato com a pele, como alicates de unha e cutícula, bastões e espátulas de metal e tesouras, não podem deixar de passar por uma esterilização por calor úmido (autoclaves) ou calor seco (estufas).
Pedicure
Fique de olho na limpeza e higiene dos instrumentos, como o alicate e afastador de cutícula. Depois de lavados, eles devem ficar por uma hora na estufa a 170°C para que sejam esterilizados. Pode-se também utilizar as autoclaves, que são equipamentos de esterilização a vapor.
Depilação
Certifique-se de que a cera para a depilação não é reaproveitada. As ceras frias e do tipo “roll-on”, não devem ser aplicadas diretamente na pele do usuário, mas sim no papel apropriado, diferente do que acontece com a cera quente derretida em potes metálicos e aplicada com espátula. O cliente deve observar se a cera é realmente descartada após o uso e pedir para visitar o local onde ela é manipulada.
Escova progressiva
O produto utilizado na escova progressiva pode representar um risco à saúde quando tem em sua composição o formol em concentrações acima de 0,02%. Verifique se o produto possui autorização da ANVISA para essa finalidade. O formol é cancerígeno, quando utilizado em concentrações acima do permitido, pode provocar irritação na pele, mucosas e olhos para o cliente e o profissional.
Massagens e tratamentos de pele
Para esses procedimentos é importante:
Autoclave
A autoclave é o equipamento principal do processo de esterilização por contar com uma combinação de calor e pressão para a limpeza dos materiais, tanto de tatuagem quanto os usados para a colocação de piercing. A autoclave alcança temperatura superior a 270°C e 18 PSI de pressão o que é suficiente para eliminar bactérias e vírus que possam ter vindo do sangue de algum cliente. Normalmente os materiais precisam de apenas uma hora na autoclave para ficarem livres de riscos biológicos. Vale lembrar que mesmo a autoclave pode sofrer infecções e que, para evitar este desconforto, ela deve passar por testes de contaminação semanalmente.
Fonte: Mcientífica.