Durante o verão é comum que os fios fiquem fragilizados com a ação do sol, graças aos raios ultravioletas que provocam ressecamento e da água do mar, que devido a alta concentração de sal, agrava ainda mais o embaraçamento e piora a textura do cabelo.
Por isso, adotar um cuidado delicado durante a estação mais quente do ano é fundamental para manter a saúde do cabelo em dia.
Proteja os fios antes da exposição
Optar por produtos que possuem proteção solar pode ajudar a evitar os efeitos nocivos dos raios de sol e água salgada aos cabelos. Procure aplicar água termal, máscara sem enxágue e um protetor solar no comprimento dos fios antes da exposição, evitando o couro cabeludo.
Continue com os cuidados pós banho de mar
Ao sair da água, é importante não prender o cabelo molhado para evitar o acúmulo de fungos e o desenvolvimento de uma possível micose capilar. Lavar o cabelo com água doce depois de entrar na água e realizar a aplicação de água termal a cada 3 horas pode minimizar o ressecamento.
Lavagem e cuidados do dia a dia
Alguns cuidados devem ser cultivados diariamente. Manter os cabelos sempre limpos, e para melhorar o ressecamento das pontas que ficam mais evidentes no verão, é importante aumentar a frequência de hidratações, unindo o uso de condicionador ou leave-in hidratante.
Alimentação como aliada da cabeleira
Para minimizar o excesso de radicais livres, que propiciam o envelhecimento precoce e são causados por um longo período de exposição solar, apostar em alimentos antioxidantes pode ajudar a manter os cabelos saudáveis. Eles evitam a abertura da cutícula do cabelo e a exposição dos fios a problemas como falta de maciez e ressecamento.