São tantos os vilões para os nossos cabelos, que fica difícil enumerar. Poluição do dia a dia, tratamentos químicos, secador, chapinha e muitos outros fatores que atrapalham nossos fios a receberem os nutrientes necessários para que fiquem sedosos, com brilho e hidratados.
A melhor alternativa vêm de investir em produtos e alimentos ricos em vitaminas, que devolvam e restaurem o saldo negativo e proporcionem cabelos novos outra vez.
Fique de olho nas dicas:
Vitamina A: Ela tem ação antioxidante e ajuda a manter a hidratação natural e saúde dos fios. Está presente em alimentos como peixes, carnes, aves, ovos, produtos lácteos, espinafre e cenoura.
Vitamina C: Outra com efeito antioxidante, ela pode ser encontrada em frutas cítricas, tomate, batata, pimentão verde e vegetais verdes escuros.
Vitamina E: Soja, nozes, vegetais de folhas verdes e feijão contam com a vitamina E em grande quantidade. Ela conta com benefícios antioxidantes, que são potencializados quando ingeridos junto com outros alimentos que possuam vitamina C.
Vitamina H: Também conhecida como biotina, a vitamina H ajuda a produzir queratina, o principal componente dos cabelos e unhas. Seu consumo é indicado principalmente para quem tem fios finos e frágeis. Ela está presente no leite, gema de ovo e em grãos integrais como o arroz.
Complexo B: As vitaminas presentes neste complexo ajudam a reduzir a perda de cabelo: a B2 auxilia no metabolismo da queratina, enquanto as B6, B7 e B8 diminuem o excesso de oleosidade e retarda a queda. Já a vitamina B9 – ou ácido fólico – mantém a cor natural dos fios por mais tempo.
Zinco: O zinco proporciona melhor crescimento e desenvolvimento dos cabelos, inibe a oleosidade excessiva e previne a descamação no couro cabeludo. Carnes, ovos, leite, soja, ostras e castanha do Pará possuem esta vitamina.
Conheça a seguir outros ativos que podem fazer maravilhas para os seus cabelos:
Manteiga de karité: Ela tem várias propriedades emolientes, antioxidantes e até atua como um filtro solar natural, protegendo contra os efeitos nocivos da radiação do sol.
Ceramidas: Esta proteína altamente hidratante sela as cutículas do fio, o que dá mais resistência.
Óleos vegetais: “Quando extraídos de frutas ou sementes como uva, abacate ou amêndoas, os óleos têm ação hidratante, já que reduzem a perda de água dos fios”.
Via: Revista Gloss.